Ganhe novos clientes, mas não esqueça de recuperar os antigos

Real Equipamentos, janeiro 3, 2024

Mas qual é o mal nisso?

Nenhum, o erro está em ignorar os antigos clientes.

Segundo Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um que já consome seu produto ou serviço.

FIDELIZAR CLIENTES É A MELHOR FORMA DE ATRAIR NOVOS CLIENTES.

De acordo com a consultoria Gartner Group, 80% da receita futura de uma empresa virá de 20% dos clientes já existentes.

Logo, quanto antes você investir seus esforços nesses 20%, mais benefícios para a sua empresa.

MAS, AFINAL, NA PRÁTICA, QUAIS AS VANTAGENS DE FIDELIZAR UM CLIENTE?

Menos Custos

Como mencionado anteriormente, nem sempre seu lucro será proporcional a seus investimentos.

Dessa forma, ações voltadas a retenção de clientes são menos onerosas que as de aquisição.

PREVISÕES CERTEIRAS

Os clientes que já estão "na casa" e que já conhecem seus produtos ou serviços, provavelmente voltarão a comprar (a menos que tenham tido uma experiência muito ruim).

Saber as características desse cliente, vai te permitir identificar suas necessidades, resolver problemas e prever alguns comportamentos.

INVISTA NO RELACIONAMENTO

Para fidelizá-los, invista em relacionamento.

A fidelização implica em relacionamento de longo prazo, então, ações contínuas são necessárias para que você atinja seus objetivos.

CLIENTES FIÉIS AJUDAM A MELHORAR O PRODUTO

Clientes engajados com suas redes sociais ajudam na melhoria de produtos, serviços, preços, entregas, etc. Portanto, dê a eles um cuidado e atenção especiais.

Livros que podem te ajudar e inspirar!

A Arte de Encantar Clientes

Autor: Erik Penna - Editora Gente

Conquistar e Manter Clientes, Práticas Diárias que Todos Conhecem, Mas Só os Bem-Sucedidos Utilizam

Autor: Daniel Godri

Gestão do relacionamento com o cliente

Autores: Fábio Silva e Marcelo Zambon.


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